quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Exame BHCG: gravidez ou não

Quantas mulheres já não se perguntaram se estavam grávidas quando houve atraso no ciclo menstrual, sendo esse um dos primeiros sintomas de gravidez. A dúvida é justa porque toda mulher sexualmente ativa, em idade fértil, com menstruação regular, tendo um atraso maior que uma semana deve considerar uma possível gravidez. Porém, hoje existem diversos exames para sanar essa dúvida: um dos testes mais confiáveis é o BETA HCG, um exame de sangue que é capaz de detectar o hormônio HORMONA GONADOTROFINA CORIÔNICA, popularmente conhecido com HCG. Este hormônio é produzido quando há uma fixação do embrião na parede do útero sendo liberado pela placenta, ou seja, esse hormônio é produzido durante todo o ciclo menstrual; porém, quando ocorre uma gravidez, sua produção se eleva e por isso é um dos testes mais procurados quando realmente queremos sanar a dúvida.
O teste mais comum, sendo considerada a primeira opção, é o de urina com a comodidade de poder ser feito em casa.O segundo é o BETA HCG, este feito somente em laboratório.A diferença entre eles está nos dois tipos de testes que o BETA HCG oferece:
- O QUALITATIVO: seu resultado é similar ao de urina e diz somente se deu positivo ou negativo;
- O QUANTITATIVO que indica de quantas semanas está sua gravidez.
Quando há uma gravidez, os níveis de BETA HCG se duplicam a cada quarenta e oito horas. Por isso, alguns médicos recomendam repetir o exame, pois além da recomendação para que seja feito pelo menos com uma semana de atraso menstrual, serve para apresentar um resultado mais eficaz. É através desse exame que o médico consegue acompanhar também a gestação nos seus primeiros estágios, pois níveis muito baixos após a confirmação da gravidez podem indicar problemas na gestação e, quando mais cedo diagnosticado, mais cedo o tratamento ocorre.
Em alguns casos, o BETA HCG costuma dar indeterminado. Isso ocorre pela dosagem de hormônio encontrado, por isso a recomendação de ser fazer o exame com uma semana ou mais de atraso, pois a partir da fecundação é que a quantidade de hormônio produzido será mais elevada.Caso o resultado seja indeterminado, recomenda-se repetir o exame alguns dias depois.
Como inicialmente dissemos, a primeira dúvida que surge é a respeito de estar ou não grávida.Uma vez feito o exame algumas se deparam com uma nova dúvida: como interpretar o exame.Para isso, segue uma tabela explicando os valores de maneira quantitativa e qualitativa.observe e compare ao resultado do seu exame. Apenas ressalata-se que cada laboratório possui seus próprios valores de referência e, se preferir, consulte a tabela do seu laboratório:
Tabela beta HCG


Fonte: http://cantinhodaenfermeiraregina.blogspot.com/2010/12/exame-bhcg-gravidez-ou-nao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...